Vardamur é marcada por conflitos, levando aos seus povos a formarem alianças contra inimigos em comum, seja por oportunidade ou para sobrevivência.
A aliança de Hexumvirato é a união dos seis reinos mais poderosos da raça dos homens. Sua motivação principal é trazer liberdade para os povos de Frisagur e a conquista territorial em Deonugul contra as hordas de orcs. Esta aliança é considerada a organização militar mais forte devido ao seu poder bélico, suas estratégias inovadoras e improvisação sem paralelo. Inúmeras parcerias com outras alianças e facções foram feitas através dos séculos, utilizando da flexibilidade diplomática natural dos humanos. Apesar disso, a maioria destas parcerias fadaram ao fim.
A Liga de Mithalion é uma organização militar dos reinados élficos que procura manter suas fronteiras intactas e suas cidades isoladas das guerras centenárias. A posição geográfica dá uma vantagem estratégica sem precedentes, com cordilheiras massivas e florestas inacabáveis cercando as principais cidades élficas. Seus exércitos combinam o uso do arcano e do marcial, sempre estudando de longe seus possíveis inimigos.
Através dos séculos, uma ocasional coalizão entre elfos e outros humanoides de Frisar foram feitas com um objetivo em comum, mas raramente essas coalizões deram fruto além disso.
O principal objetivo da Liga de Mithalion é manter os estudos da magia e artefatos arcanos nas mãos dos elfos. Rumores falam de facções secretas que caçam usuários de magia não-élficos, o que com certeza tornaria suas relações com os outros impérios um tanto mais sensível, mas tudo não passa de rumores.
A Irmandade do Escudo é um pacto militar dos clãs anões, feito com a intenção de agressivamente conquistar territórios e defender suas imensas cidades subterrâneas ao longo dos alpes e montanhas de Frisagur. Um povo isolacionista e destemido, os anões procuram acima de tudo riquezas, prosperidade e o orgulhoso teste contra seu infalível exército, baseado no eterno pavor de serem conquistados por outros povos como os humanos foram milênios atrás pelos orcs, ou voltarem ao status de escravos como eram nas antigas civilizações dos gigantes.
A Frente Absoluta, conhecida coloquialmente como "A Frente", é o nome usado pela união de todas as hordas de orcs e goblinoides em Deonugul. Um povo extremamente militarista e destrutivo composto por diversas tribos que nascem e morrem no campo de batalha, os orcs promovem orgulhosamente desastre e destruição onde quer que passem.
Nunca satisfeitos com a exterminação de outros povos, eles também procuram derrubar construções e garantir que o solo ficará infértil para sempre. As pessoas que sobrarem são usadas como escravos para trabalho manual ou procriação. Existe uma lenda no folclore Frisagurense que diz que pesadelos são reflexos dos tambores de guerra tocados pelas intermináveis hordas de orcs que se aproximam.
O Coletivo Pungente é a composição de diversas organizações espalhadas pelos territórios goblinoides, responsáveis pelo planejamento de infraestrutura, governança e táticas bélicas que serão apresentadas aos líderes e então usadas na linha de frente militar ou em alguma operação de combate. Geralmente interessados apenas em devastação e em trazer caos aos seus inimigos, os goblinoides fazem alianças temporárias com seus vizinhos orcs que tem objetivos paralelos. O seu desejo derradeiro é dizimar todos os outros povos em um nirvana sanguinário de carniça e morte.
A Joviann compõe todas as tribos nômades gigantes. Os gigantes já foram um povo militarista, mas hoje em dia vivem nas ruínas de seus antigos impérios. Esta Fraternidade tem como único objetivo manter a população de gigantes intacta, mesmo que a única resolução seja buscar um novo lar em terras distantes.